segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em time que está ganhando não se mexe

Olá, Esbeldades!!!

Algumas amigas que amo muito estão com dificuldade para emagrecer e se culpam. Para elas eu começo dizendo o seguinte: 

"Gata, é complicado mesmo. Todas sabemos. Emagrecer exige muita força de vontade, paciência, dedicação e persistência. Segurar a boca é um exercício difícílimo pois tem dias em que estamos mais empenhadas e motivadas e há outros dias em que ficamos revoltadas por termos que nos sujeitar a não comer tudo que desejamos. 

Diante de todos esses altos e baixos no nosso comprometimento com a causa, já sabemos o resultado: não conseguimos emagrecer nem umas graminhas sequer para dar aquele pontapé decisivo no projeto Qualquer-coisa/ano-tal.

As dificuldades variam desde a nossa relação com a comida, perpassando pelas nossas atividades sociais e findando com a praticidade dos produtos industrializados. Vamos combinar: quem não sabe que comer uma fruta entre as refeições é mais indicado (e saudável) que um biscoito, por exemplo? E por que comemos o tal biscoito quando muitas vezes gostamos de frutas? Porque somos retardadas???!!! Não! Porque somos PRÁTICAS! Uma fruta exige que você a lave, ou a descasque... ou minimamente  que você jogue sua casca fora e lave a mão depois de manuseá-la. Um biscoito é mais prático: você o pega na cozinha, leva até a sala e o come  por lá... E quando o mesmo acabar é só bater uma mão na outra e voilá! Você não perde mais segundos do que gostaria do seu programa na TV. Ou das fofocas no facebook. Ou de qualquer coisa que te dê tanto prazer quanto comer. É ou não é, cacete?? #totalmenteeu

Isso sem contar no planejamento que comer mais frutas, verduras e legumes exige: não dá para comprar tudo isso "para o mês" porque são muito perecíveis - o que nos compromete a ir ao hortifruti uma vez por semana, no mínimo! Tem toda uma logística nisso tudo, penso eu...

Como já li várias vezes por aí: SER MAGRO DÁ TRABALHO!!! Sacanagem é ver as celebridades dizendo por aí que não fazem nada para ter "aquele" corpo. Faz-me rir! Duvido!"

Bem, sabendo-se então que emagrecer é, além de trabalhoso,  um saco, trago boas notícias: o resultado é certo se você for disciplinada e não tiver nenhuma patologia. Sendo assim, eu resolvi compartilhar o que deu certo comigo - pelo menos 3 vezes! - nos momentos em que quis eliminar  (e consegui!) 10 kg da minha vida. 

Há tempos atrás, inscrevi-me no programa dos Vigilantes do Peso.  Parece que agora eles já adotaram um novo método (sei que eles estão sempre mudando o programa, desconheço se é porque estão se aprimorando ou desenvolvendo novas estratégias para manter a clientela no espírito de "agora vai"). Como eu só fiz uma vez o programa e das outras vezes o segui por conta própria, mantenho-me no método antigo que me trouxe resultados satisfatórios.

Sinto uma preguiça MORTAL de explicar como o negócio funciona em mega detalhes, quem se interessar acesse o site, ó: vigilantes do peso

Basicamente, o programa que segui consistia no seguinte:

1) Ao invés de contarmos calorias, contamos PONTOS. Eu particularmente acho mais fácil contar pontos do que calorias porque ao fim do dia a soma das calorias chega na casa do milhar e a dos pontos não sai das dezenas. Se você é limitada com números como eu, isso já é um grande facilitador!! :))


2) Cada pessoa deve consumir uma cota diária de pontos de acordo com seu peso e a tabela do programa. Sei que há controvérsias: tem gente que vai me perguntar se a altura, a idade e o sexo não influenciam. Até acho que deveria influenciar, mas não sei como isso se dá no programa. Não sou uma orientadora do Vigilantes do Peso (VP) tampouco nutricionista. Estou passando o que sei/ entendi sobre como o programa que segui funcionava. Tem um asterisco lá na tabelinha que fala sobre a pontuação dos jovens, no mais, não me peçam detalhes! rs

3) Cada vigilante deve consumir sua cota diária de pontos, mas dentro dessa pontuação, é necessário incluir:
 

a) 2 porções de frutas
b) 3 porções de legumes
c) 2 porções de leite
d) 2 porções de gordura*
e) 6 copos d' água


* Da primeira vez que fiz o programa (com uma disciplina militar), não incluí as porções de gordura porque preferia guardar o 1 ponto do azeite, por exemplo, e revertê-lo em 1 fruta que era algo a mais para mastigar. #bocanervosa Minha pele ressecou muito, chegou a descamar na época. Então, da segunda vez que fiz o programa, inseri o abacate na minha vida e deu tudo certo. Eu poderia ter consumido oleoginosas (nozes, castanhas etc) na minha dieta, mas o abacate (batido com leite)  me deixava mais saciada do que as 4 metades de nozes, porção sugerida pelo programa... Bem, moral da história: É IMPORTANTE CONSUMIR AS PORÇÕES DIÁRIAS NECESSÁRIAS PARA O SUCESSO DO SEU BEM-ESTAR.
 

4) Além da sua pontuação diária, os VP têm pontos flex: pontos extras para serem consumidos em um dia mais descontrolado ou em eventos sociais. São 35 pontos flex para cada participante independentemente de seu peso ou cota diária. A pessoa escolhe quando, como e se quer usar os tais pontinhos extras. Eu raramente deixava de usá-los. hehehehe Mas eu sempre anotava o que estava comendo e ia calculando para não extrapolar a pontuação extra. :)

Alguns nutricionistas apontam que esse método dos VP pode ser falho: imagine uma pessoa que consegue ficar longas horas sem comer. Essa pessoa pode muito bem comer uma fatia de torta com Coca Light e passar o resto do dia em jejum -o que, evidentemente, não leva a um emagrecimento saudável.  O programa recomenda as porções diárias necessárias, mas isso vai da consciência e bom senso de cada um, né, pessoal? De qualquer forma, alguns nutricionistas sinalizam que isso pode ser uma questão.
 


Bem, amanhã falarei sobre pontuação, porções ideais e deixarei um link com os pontos online para quem estiver a fim de tentar!

Fiquem ligadas!!! :))


 Ah, para descontrair:


(Essa imagem traduz meu domingo muito bem. Só que ao invés de bolo, me fartei de carolinas de doce de leite cobertas com chocolate branco. Ô diliça!!) :)


Hoje é segunda-feira e estou motivada! Vamos nessa, mulherada!!




Beeeeeeeeeeeijo

 














4 comentários:

  1. É isso aí, Mariana, um esquema para cada pessoa, tem que ir no que vc consegue executar melhor. Força!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha flor!
    Nossa, somos tão parecidas nesse sentido...eu sei toda a teoria para um emagrecimento perfeito. Se eu seguisse as minhas próprias dicas seria uma mulher magra ou talvez nunca tivesse ganhado peso, uma vez que comecei a me envolver com esse assunto ainda adolescente, só que a praticidade dos pacotes acaba comigo. rsrsrs Aquela de " bater uma mão na outra" é muito eu também.
    Quer coisa mais nutritiva, que sacia e alimenta do que uma fruta batida com leite ou suco de fruta? Mas tem que descascar,bater no liquidificador, depois lavar...
    É exatamente o que você disse: Ser magra dá trabalho.
    Isso de ter que bater ponto em Hortifrut toda semana é uó!
    Eu ando a pé, o mercado não é tão perto, é um saco ter que ficar indo lá para comprar frutas, legumes e verduras.
    Já a padaria é aqui do outro lado da rua. Só preciso atravessar e voltar com pão quentinho...
    Mas enfim, quem quer dá um jeito e não uma desculpa né? Tem quem se ache linda e confortável com 20kg a mais.(será mesmo?) Mas infelizmente eu não sou dessas. Fui uma criança e adolescente magra e esse corpo é estranho pra mim. Talvez quem tenha sido sempre acima do peso lide melhor com isso.
    Acho que o esquema do VP tem grandes chances de dar certo comigo. Vou pesquisar sobre e colocar isso em prática já!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Saudações Mariana! Ish.... VP É MUITO COMPLICADO PRA MIM..... rsrsrsrs.... eu ja me confundia com os lances de pontos e tem mais esses extras... num vai dar certo... kkk Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário