sábado, 11 de janeiro de 2014

Pelo fim das paisagens resumidas

Olá, Esbeldades!!!!


Olhem, meninas. Fiquem atentas pois estão por toda parte.  Está aqui no Esbeldades também. Resolvi abrir meu e-mail do yahoo e olhar todas as 65 notícias do feed diário do site (aquele que fica aparecendo em slide show, sabem?): estão lá também! Aliás, sempre estão.  Vou colocar os links das manchetes para vocês prestarem atenção:

Os produtos de beleza mais desnecessários (e alguns indispensáveis)    
(Produtos de beleza: coisas que nos vendem para ficarmos mais belas... Mensagem subliminar: você não é bela o bastante)


Sete exercícios de musculação te ajudam a conquistar o bumbum durinho    
(Um bumbum durinho é bonito, por isso, você precisa "conquistar" o seu. Mensagem subliminar: Você tem certeza de que seu bumbum é durinho o bastante?)

Melissa McCarthy usa vestido de R$ 82 em premiação 
 (Roupa barata em premiação?? Quanta surpresa!!! Essa "até" que deu certo. Mensagem subliminar: roupa barata raramente é coisa boa e cabível para mega eventos, se você não é nenhuma expert, invista uma grana violenta em um look que servirá para uma noite apenas, ok?... Afff)

Mantenha a dieta sem prejudicar o sabor 
Quem disse que estou de dieta? Mensagem subliminar: é óbvio que você está de dieta, né, queridinha?


Especialistas elegem as melhores dietas de 2014
(Lógico que você fará pelo menos umas duas dietas diferentes este ano, né????????? Ou você acha que já está magra quanto baste?? Saiba qual a melhor dieta para o seu caso, gordinha!) tsc tsc tsc

Eu não sei se estou sendo muito cricri, mas quando leio esse tipo de manchete sempre penso essas coisas que escrevi abaixo de cada uma delas. O assunto que nos esbofeteia diariamente é o mesmo: beleza. Lemos sobre os melhores cosméticos, dietas, looks, atividades físicas, preços de roupas (afinal, precisamos investir mais e mais!!)... Sempre podemos melhorar... E não. A indústria da beleza não é bacana que nem professor (!!) que te incentiva a superar seus limites pelo lado romântico da coisa. A indústria da beleza quer que você melhore porque te faz crer que você é ruim mesmo.

Diariamente, somos bombardeadas com inúmeras informações sobre o que e como fazer para sermos mais atraentes. O Esbeldades mesmo volta e meia dá uma dica por aqui. Somos todas paranoicamente contaminadas por essa indústria de beleza que sugere que sejamos todas Barbies: magras, lindas, louras, de cabelos compridos, fashion e BEM SUCEDIDAS. Saco. Eu adoro a Barbie, mais ainda, Princesas de um modo geral - mas esse espelhamento em um ideal de beleza bizarramente complexo acaba com qualquer autoestima!. 

Esses dias eu conversava com uma amiga, a Rosa, que estava deprimidíssima por conta de seus quilos extras. Ela disse que "gordo" sofre, mas que "gordA" sofre mais ainda. A Rosa é negra, alta, tem um corpo bonito, porte, charme, inteligência, cultura, uma postura elegante, um marido, dois empregos públicos, casa própria e um sorriso docemente tímido. O que mais uma criatura dessas pode querer? 


Emagrecer! :/

Com a permissão dela, destaquei partes de nossa conversa para publicar abaixo. Acompanhem:

"Mari, meu irmão depois do velório da minha avó, em dezembro, me deu uma carona. Daí, ele ficou repetindo "chupetinha, chupetinha" e eu pensei que fosse com a minha sobrinha, que tem 4 anos. Mas era comigo: Chupetinha de baleia... E eu AMO o meu irmão,  fiquei arrasada...
Meu tio favorito disse que eu estou enorme na frente de todo mundo. Eu tenho que dar um jeito urgente!"



As pessoas carecem de bom senso e quem "tem que dar um jeito urgente" na situação é a Rosa?? Ela engordou uns quilinhos - o mesmo que a maioria de nós, reles mortais casadas afeitas à umas gulodices. Não estou falando de uma obesa mórbida (o que não justificaria semelhante comentário, mas o que pretendo colocar aqui é a cobrança que sofremos, mesmo estando apenas alguns quilos a mais que o "desejável")! É isso: se a mulher é feia, as pessoas dirão: "além de feia, é gorda!"; se a mulher é bonita, o discurso é semelhante: "é bonita, mas é/ está/ ficou gorda". Não se tem sossego, viu?

Meninas, eu não vou deixar de fofocar por aqui sobre moda, maquiagem e tudo que supostamente nos torna mais atraentes. Se bobear, desde que  o mundo é mundo, as mulheres gostam de se enfeitar. hehehehe 

Eu só sugiro, por hoje, que nós prestemos mais atenção aos discursos que querem nos provar que não estamos à altura... Porque certamente estamos!!!! Ninguém é SOMENTE linda na vida ou fashion. Ou inteligente. Ou rica. Ou qualquer outra coisa. Somos um todo que contribui para o visual. Quando olhamos uma paisagem, observamos tudo: o céu, a fauna, a flora, a água. Ninguém diz que uma paisagem é bonita por causa de uma flor! Lógico que às vezes essa flor é a "cereja do bolo", dá um tcham a mais, mas ninguém elogia uma paisagem inteira só por uma flor, certo?

Qual é a flor da sua paisagem? Seu cabelo, seu rosto, seu corpo...? 

E que elementos a sua paisagem traz consigo: o charme, a simpatia, a cultura, o bom humor...?

É cliché, mas é bem por aí... Quando é que nós, mulheres inteligentes e esclarecidas, perdemos essa percepção e passamos a resumir nossa paisagem à uma meia dúzia de flores? Quando é que começamos a deixar que fizessem essa crueldade conosco?

Tem espaço para tudo e para todas. Não é porque a praia está na moda que ninguém saberá apreciar a beleza da cachoeira! :) Tudo na natureza tem algo de lindo, já que somos parte da natureza, é bom irmos nos acostumando com a nossa lindeza ainda que nos insinuem o contrário! :)

Vamos praticar o apego esse fim de semana: o apego a nós mesmas, ao que temos de melhor: às nossas unhas bem cuidadas, nossas leituras fantásticas, nosso senso de humor na medida, nossos belos pares de pernas... E por aí, vamos nós!!! 

Esse post é para você, que como a Rosa, anda precisando de alguém para te lembrar que você é linda! Ânimo, mulherada!!! 







Beeeeeeeeeeijo (e um especial para você, amiga Rosa)!!
















Um comentário:

  1. O mundo é realmente cruel com a mulherada. O pior é q somos levadas por essa 'vibe' e reforçamos esse discurso como se fosse genuinamente nosso!! O cuidado com a aparência é louvável!! Quando nos sentimos bonitas nos tornamos mais seguras, poderosas e aí, já viu, ninguém segura a gente! ;-) Apenas acho q a motivação deve ser nossa e não da família, do namorado etc! Que em 2014 cobremos menos de nós!! Parabéns pelo blog, Mariana! Está um LUXO!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário