sábado, 1 de fevereiro de 2014

De olho nos pontos! :p

Olá, Esbeldades!!!

Como é que vocês estão? Eu continuo na minha vigilância por aqui. ;)

Semana passada vi claramente como meu apetite está relacionado ao meu emocional. Tive uma questão que me trouxe muitos sentimentos de tristeza e decepção e adivinhem só:  estava doida para fazer umas pipocas para acompanhar minha filha nos Monstros SA. Eu não queria ver filme nenhum, eu queria COMER; a pipoca seria apenas a desculpa perfeita. Controlei-me, comi os pontos que me restavam e tentei me conformar de que a minha fome não era real. Que bom que resisti bravamente, o resultado foi lindo!rs

Algumas pessoas me perguntam como eu conto meus pontos e se eu ando com a tabelinha atrás de mim o tempo todo. Vou explicar como eu administro essa contagem na minha vida. 

Atenção:
Esse post será chato para quem não estiver a fim de saber sobre a tal "dieta dos pontos" porque ele será "muito técnico" e descritivo. Se você não animou com dieta, sugiro que espere o próximo post porque esse será monótono para ti. Se você está animada e interessada em tentar, me segue! :D

Em primeiro lugar, eu tenho um caderninho próprio para anotar meus pontos (como eu já mostrei no vídeo desse post aqui): pequeno o suficiente para levar a todos os lugares (sim, TODOS) e espaçoso o bastante para que eu possa anotar meus pontos e cotas diárias sem que fique tudo espremido na página do dia. Fico incomodada quando preciso fazer minhas anotações e a página começa a ficar zoneada... #aloka

Meu cardápio não é muito variado também; as frutas que consumo são as que encontramos nos mercados do RJ facilmente: maçã, laranja, banana, mamão, kiwi, carambola, ameixa, melancia, morango... O mesmo para os legumes e verduras. 

Meu café-da-manhã também normalmente oscila entre umas duas ou 3 possibilidades e quando invento de comer algo diferente, olho nos meus livrinhos de associada - o mesmo vocês podem fazer naquela tabela cujo link passei.

Tá. Mas para quem não tem ideia nem de onde começar e morre de preguiça de olhar item por item na lista de pontos, aqui vão algumas orientações que sigo. Prestem atenção:

1) Grãos e afins - considerando-se que você os prepare da forma mais leve que conseguir (pouco óleo, sem carnes etc), a porção é de1/2 xícara (dá um pouco menos de uma concha comum nos grãos com caldo) e vale 2 pontos. Ex: feijão, lentilha, grão de bico, arroz (este está na categoria dos "afins", porque arroz é cereal.... Ou não? rs). Para o arroz, 1/2 xícara dá 4 colheres de sopa cheias, mas não entupidas! (Eu já me dei ao trabalho de medir no medidor, podem confiar!) Então, resumindo: grãos, 1/2x = 2 pontos

2) Tubérculos - (aqueles que sabemos que são carboidratos colhidos da natureza): um médio (sua mão fechada) vale 2 pontos, em geral. Ex: batata, batata doce, aipim, inhame...  Essa pontuação é fácil de gravar pois sabemos que todos são tão carbos quanto o arroz e por sinal acabam tendo a mesma pontuação deste. :) Há variações aqui nas quantidades entre o inhame e o aimpim, por exemplo, mas não vou me prender a isto no momento.

3) Carnes - No geral, naquelas porções que ensinei no primeiro post, valem 3 pontos. Refiro-me aqui àquelas carnes conhecidas pelo bom senso dietético: carnes magras, grelhadas e/ou cozidas. Exemplo: alcatra, contra-filé, lagarto, patinho, frango (sem pele), peixe de carne branca etc. Tudo vale 3. Se você for comer uma carne mais gordurosa ou diferente, tipo língua ou cupim, por exemplo, confira na tabela daquele link. :) Considero para essa pontuação somente as carnes de "quem está de dieta", não as demais. No entanto, lembrem-se de que vocês podem comer a carne que quiserem CONTANTO que mantenham a sua respectiva pontuação. Estou só dando pinceladas básicas sobre o programa de pontos e meu método para decorá-lo, ok? :) A porção para as carnes picadas ou desfiadas é de 1/2 xícara já que não dá para medir pelo tamanho da palma da mão, como os filés.

 4) Frutas - em geral, são nos tamanhos médios (mão fechada) e valem 1 ponto. Quando a fruta é de picar para comer (melancia, melão, mamão...) a porção é de 1 xícara, 1 ponto. Desconfie das frutas mais doces e "massudas" (tipo a manga), elas valem 2 pontos a xícara inteira! Para as frutas, contabilize 1 ponto mas se estiver em dúvida sobre a fruta que vai comer por ela ser/ aparentar ser mais pesada (uma jaca, um abacate...), consulte a tabela! :)

5) Legumes e Verduras - a porção normalmente é de 1 xícara que vale 0 ponto. Atenção apenas para as batatas e semelhantes (que coloquei em outra categoria) e para a cenoura: 1 xícara, 1 ponto. (Mas acreditem, eu já medi: é quase impossível comermos essa quantidade toda de cenoura ralada, é muita coisa para uma refeição) :)

 6) Leite e derivados: na versão desnatada, valem 1 ponto, geralmente: 1/2 x de leite, 1 copo de iogurte líquido/ leite de soja/ 1 potinho de iogurte etc.

Lógico que há mais coisas a considerar como as coisinhas do café-da-manhã, porém, esses itens são mais fáceis de ver e são muito pessoais. Eu não quero transcrever a tabela de pontos para vocês aqui no blog, para isso já enviei o link no outro dia. hehehehehe

 Eu só quis tentar mostrar aqui que decorar os pontos não é tão difícil quanto parece se você encarar os pontos para "grupos" de alimentos e não somente para os alimentos em si. Uma coisa, por exemplo, é gravar que  1/2 xícara de feijão vale 2 pontos e 1/2 xícara de grão de bico vale 2 pontos também. Outra coisa é gravar que "grãos" valem 2 pontos por meia xícara, percebem?

Com esse post pretendi mostrar a MÉDIA de pontos dos alimentos a partir de generalizações ((minhas!)). São valores aproximados para uma contagem inicial,para quem quer fazer um esboço de quantos pontos gasta em um dia; depois, eu sugiro que façam o que sempre faço: conferir tudinho no livro/ link - ponto e porções. ;)

Espero que com esse rascunho inicial vocês consigam visualizar/ montar seus cardápios de olho nos pontos!




Alguma dúvida, mulherada??

Beeeeeeeeijo

Ps: Se você está chegando agora, acompanhe as postagens por aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário