segunda-feira, 14 de julho de 2014

O começo da minha novela

Olá, Esbeldades!!!

Tudo bem??

Já comecei a preparar o post sobre a viagem a Minas Gerais. Mas faltam-me fotos para ilustrar e estou com preguiiiiiiiiiiça de olhar as mais de 300 fotos que a minha filha tirou em sua câmera digital. Então, aguardem um pouquito mais para saber como foi o passeio, tá?

Por hoje, eu queria compartilhar com você uma coisa que tem me intrigado: sou muito básica quando o assunto é decoração. Minha casa parece que vive de calça jeans, camiseta branca e sem maquiagem. É básica, não sai de moda mas também não tem "interessância". E como pode, logo eu, que gosto tanto de coisas bonitas, deixar isso passar?? Eu costumo brincar dizendo que a única coisa que eu sei decorar é gente - e olhe lá! Entretanto, estou empenhada em mudar essa realidade.

Nunca me liguei em decoração. Quando comecei a morar sozinha, foi em circunstâncias tão adversas que eu não estava nem aí para nada. Manter a casa limpa e abastecida já eram  senhores desafios para os meus 20 anos marcados pela maternidade, metade de uma graduação para concluir e um começo de carreira. Depois a administração da casa entrou na minha rotina, eu me habituei às faxinas, as máquinas de roupa para lavar etc... Mas nunca me preocupei em deixar o ambiente bonito. Eu queria a casa limpa. E prática de mantê-la.

Nada de bibelôs nem de estantes. Miniaturas passam longe de mim e meus livros são todos guardados em armários fechados para que não acumulem poeira.

Minha atual casa mantém o mesmo esquema com o adendo de que ela é uma espécie de "menina bonita com 15 anos": é bonita porque é -  é bem  feita, bem cuidada e a geografia local ajuda. Mas ela mesma não tem nada que a valorize ou deixe o ambiente mais lindo. Acho que a metáfora da moça bonita de 15 anos dá uma ideia bem clara da situação: uma jovem de 15 anos está com tudo em cima, com o corpo bonito e a pele boa. Pode usar até uma roupa sem graça que arranca elogios do mesmo jeito. Minha casa arranca elogios, mas cansei de sua apresentação sem graça.

Vez ou outra, vejo fotos de ambientes menores e mais simples do que a minha casa, entretanto, bem mais encantadores! A minha casa não tem estilo... embora tenha sua lógica. Tudo por aqui é prático, sem dúvidas, mas acho que posso manter essa praticidade e colocar um borogodó mínimo que seja.

Se eu sei transformar um look comum em algo mais estiloso, estou confiante de que conseguirei fazer o mesmo aqui em casa: não tenho pressa  nem dinheiro mas a internet está aí para que eu me familiarize com todo esse universo de decoração. Tenho lido alguns blogs, visto milhares de sugestões (exatamente como faço no quesito vestuário) e acredito que decoração deve assemelhar-se à looks do dia : se um lencinho pode trazer charme a um look, o mesmo deve acontecer com decoração - um detalhe deve fazer a diferença. Eu só preciso aprender qual e de que forma. Torçam por nós!! hehehehe

Eu já estava pensando nisso há um tempo, mas o pontapé inicial veio depois da viagem, quando meu marido mandou envernizar a ardósia da varanda e eu a vi nua, sem móvel algum. Pensei na hora: "o momento chegou. Vou deixar minha casa mais bonita; e vou começar por aqui".

Nossa varanda é um dos lugares mais usados da casa: é nela que fazemos as refeições regularmente, recebemos visitas e gastamos nosso tempo livre papeando e curtindo a vista:

Vista de lado
Vista de frente


Tenho feito algumas pesquisas e já descobri que os "salva looks" de uma casa são, resumidamente,  plantas, vasos, quadros e almofadas. Sei que há outros itens  menos óbvios mas vou deixar esse papo para os próximos capítulos da novela que está prestes a começar:

"A DECORAÇÃO DA VARANDA BARBIERI..."
 
 
Por enquanto estou me divertindo muito com o Google e com o Pinterest. Para quem não sabe, esse último site que citei, trata-se de uma coletânea de fotos de vários assuntos. No menu, você pode escolher  o assunto  cujas imagens você tem interesse em apreciar e eis que você encontra diversão para um dia inteiro!! Eu já usava o pinterest para ficar de olho em penteados (tem cada coisa maneiríssima por lá!), unhas, animais de estimação e moda feminina. Agora adicionei decoração e jardinagem aos meus painéis (não se tem "linha do tempo" nesse site, mas sim, "painéis").
 
Aí a coisa funciona da seguinte forma: quando você vê uma figura, você pode clicar no coração para dizer que curtiu ou pode "piná-la", ou seja, adicionar a imagem que você tanto gostou ao seu próprio painel de interesse. :) É como se você pudesse ter a foto de quem/ do que quisesse no seu álbum de fotos particular, sacou? É mais ou menos como folhear uma revista, eu diria...
 
Para quem tiver curiosidade, está aqui o meu endereço com os painéis que criei e mais todas as fotos que "pinei" por lá: Mariana no Pinterest. Mas já aviso logo, Ana Paula, Maura e mamãe: o bendito do site vicia!!!! kkkkkkkkk
 
Bem, por hoje é só, mulherada! Vamos ver se eu consigo decorar a varanda com toda essa loucura que é o nosso dia a dia. Agora contem-me: vocês têm algum truque para dar uma turbinada na decoração da casa de vocês? Vocês têm algum blog legal para me indicar? Toda dica é bem-vinda, sou totalmente café-com-leite no assunto... :)
 
 
Beeeeeeeeeeeeeeeijo


5 comentários:

  1. Oi amiga!!!
    Eu a-m-o decorar ambientes! Vivo dando jeitinhos aqui em casa e na casa da minhas mãe e tias. rs
    Acho que antes de qualquer coisa você deve descobrir qual é o seu estilo. Se não fizer isso, pode acabar poluindo visualmente os seus ambientes com misturebas que ficarão cansativas com o tempo. Você pode misturar materiais ( metal,madeira, vidro...), estampas e texturas, mas deve manter tudo no mesmo estilo para que fique harmonioso.
    E então, você é rustica, clássica, contemporânea, moderna, minimalista...?
    Definindo essa parte, comece a sua brincadeira, porque decoração é isso. Uma deliciosa brincadeira.
    Olhando essa sua varanda maravilhosa, eu logo visualizei uma mesa redonda no canto, para um café da manhã gostoso no final de semana, um sofá e poltronas para um bate papo com as visitas e uma rede.
    Agora, existem opções em madeira, vime, ferro, bambu...tudo depende do seu estilo entende?
    Existem redes de crochê, de cetim, de tela, de algodão...redes de materiais fortes para suportar o peso de uma pessoa e redes que são somente de decoração, de tecidos finos e sofisticados. Mais uma vez, o seu estilo é quem vai definir a escolha dos materiais.
    Ah amiga...eu não consigo acreditar que um rapaz lindo de viver daqueles possa estar de paquera comigo. Na boa, não mesmo! rs
    Hoje ele foi lá de novo, mas não levou chocolates ( graças a Deus!) kkkk
    Ele havia acabado de sair da academia e passou lá de bobeira.
    Acho que ele gosta de conversar comigo sabe? Ele terminou um namoro há pouco tempo e está confuso, carente... Ele diz que sempre que conversa comigo ele abre a mente. kkkk Até que pela idade ele é bem maduro, tem cabeça boa e conversamos sobre tudo.
    Eu não me sinto paquerada não. Me sinto mais como uma tia velha com quem ele se sente a vontade para desabafar. rs
    Mesmo assim amiga, obrigada pelos elogios. Vindos de você eu sei que são sinceros e eu fico agradecida e feliz. Obrigada de verdade!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Mary, como decoradora sou um zero à esquerda totalmente!!! Acho que ainda estou naquela fase que vc disse, tipo "manter a casa limpa e abastecida já é um senhor desafio pra mim!" rsrs. E nem sei se um dia sairei desta fase... Mas enfim, dou a maior força para as pessoas que gostam, e acho super legal (mas não desenvolvi essa habilidade). Minha mãe vive vendo dicas de decoração, jardinagem e obras (mesmo sem $$ pra fazer isso tudo, rs, ops!), acho que tem uma tal de Revista Artesanato que ela vê pela internet... Quanto ao site Pinterest, não conhecia, e adorei a ideia! É tipo um Google images... onde podemos pesquisar de tudo! Interessante mesmo! Mas estou até com medo de explorar muito no momento, pois estou cheia de tarefas e essas coisinhas viciam mesmo... hihihi. Depois vejo com mais calma! Boa sorte na sua nova saga! Beijoooo :D

    ResponderExcluir
  3. Uma palavra para sua busca: CONTACT. Vá e seja feliz! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sugestões de blogs: Casa de Colorir, A typical English Home, I heart Organizing, Apezinho, Casa Montada, A casa que minha avó queria, Copy & Paste.

      Excluir
  4. Tenho umas revistas da CASA e JARDIM com boas dicas de decoração. bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário