terça-feira, 29 de julho de 2014

O que seus looks comunicam?

Olá, Esbeldades!!!

Muito frio por aí? Aqui na minha terra está.... Para vocês terem ideia: estou de legging, uma camiseta, um moletom e um suéter. Nos pés? Dois pares de meias porque um só não é suficiente... #tosofrida

Tirando isso, tenho uma novidade para contar à vocês: sabem a Ana, do Hoje Vou Assim OFF?

Então! Eu fiz uma consultoria com ela (!!!!) sobre cores. Quem conhece o blog dela, sabe que a moça é consultora de estilo... Particularmente, acho que seria o máximo fazer uma "consultoria geral" com ela, porém, certamente  eu não poderia pagar pelo seu serviço. Além disso, não me julgo uma pessoa "perdida" no que tange à estilo. Eu sei do que gosto, do que me cai bem e acompanho à uma infinidade de coisas que me ajudam a não ficar no sufoco. Sendo assim, mandei um email para ela perguntando se ela faria uma consultoria comigo voltada para CORES porque, a meu ver, as cores incrementam/ destroem a produção em 70%.

Foi assim que a Ana subiu a serra e veio à minha casa para conversarmos sobre o assunto. Muito do que ela falou eu já sabia porque antes de resolver fazer esse mini workshop, eu já tinha lido muito sobre o assunto. No entanto, chega um determinado momento em que a leitura sozinha não te ajuda quando você quer descobrir a sua paleta de cores (cores que te favorecem) pois as classificações não são engessadas na literatura e é ai que você precisa de um profissional treinado/ especializado para tal. Escolhi a Ana porque acompanho o blog dela e a acho gente fina (o que pude comprovar pessoalmente!).


Outra coisa maneira foi que, como a Ana já estaria na nossa cidade, aproveitamos para fotografar alguns de seus looks. Fotos de looks para blogs não são muito artísticas porque o objetivo é retratar a roupa, mas a gente sempre tenta fazer uma graça, né? Podem olhar que os últimos looks postados pela Ana estão com o logo do Ricardo Barbieri Fotografia (confere lá o ensaio que fizemos com ela!!). Estamos chiques essa semana... e OFF!! hahahaha  A propósito, se tiver alguma gestante, debutante, noiva ou mãe de família que ame fotos e esteja lendo esse post, não deixe de conhecer o nosso site! #propagandaéaalmadonegocio :)

Tá. Mas e esse papo todo com o post?

Muitas pessoas devem estar pensando que investir em uma consultoria sobre cores é desperdício de dinheiro. Mas deixem-me apresentar meu ponto de vista sobre o assunto e justificar meu amor por um guarda-roupa colorido:


Ás vezes a nossa roupa pode não ter nada demais, não ter nenhum requinte fashion mas quando a cor combina com o sujeito e/ ou quando é uma cor fora do senso-comum... Ah! Muda tudo!

Pessoalmente, acho que as cores também podem ajudar a montarmos uma imagem:

Pessoas sérias combinam com cinza.
Pessoas clássicas combinam com branco.
Pessoas elegantes combinam com bordô.
Pessoas doces, com florais.
Tímidos combinam com tons pastéis enquanto que os extravagantes, com rosa pink... rsrsrsrs

Lógico que essas asneiras todas tiro da minha cabeça, mas nada disso é pura invenção, como veremos mais adiante!

Assim como a escolha de nossas roupas, as cores ajudam a compor a imagem que desejamos "vender":

Pode ser que eu esteja estereotipando (tenho certeza que estou... rs), mas vamos lá:

Uma mulher que tem a intenção de mostrar-se sensual, desejável, normalmente acaba optando por cores como o preto, o vermelho e, quiçá, animal prints (o que acho meio complicado porque na minha opinião, esse tipo de estampa não é para todas: a linha  entre o sensual e o vulgar é muito tênue)...  Mas qual a ligação entre o preto, o vermelho, "a oncinha" e a mulher sensual? No imaginário coletivo, aquele veiculado pela mídia, uma mulher sensual na novela, por exemplo, normalmente aparece nessas cores e não trajando rosa bebê, por exemplo; a associação dessas cores à luxúria é também feita através da repetição/ do reforço desses estereotipos. Portanto, a escolha das cores que usamos associada ao estilo da roupa, constrói uma imagem sobre você - quer queira ou não. Os espectadores do seu look, ao olharem suas escolhas, acabam usando essas relações (do vermelho com a luxúria, por exemplo) na hora de acessarem o seu visual.

Muitas mulheres elegantes mostradas na TV aparecem usando tons de nude, branco e  marrons atualmente; está na moda associar esse trio à tal "rykeza". Então, quando você usa essas cores, você se assemelha ao que o senso comum vem construindo como conceito de elegância a partir da observação  (e reforço) do que está na TV.

Nada é por acaso. Quando eu escolho cores fortes para mim , sei que no fundo, desejo ser lembrada e que essa lembrança mostre que tenho personalidade.


Considerando-se, portanto, que a escolha de cores para seus looks também traz informações sobre você, a  ausência de escolhas faz o mesmo. E quando digo isso, não quero dizer que todo mundo tem que andar colorido por aí, não... Quantos looks com cores neutras não vemos por aí, não é mesmo? O grande lance é: sua apresentação pessoal - ou seja: sua escolha de cores e estilo - retrata você de alguma forma. Sempre tenha isso em mente.


O ponto é que  estamos falando de cores associadas à roupas. Quando você opta por roupas que não tenham nenhuma informação de moda, dá de ombros para os acessórios e usa "qualquer" cor, você acaba se tornando "mais uma na multidão". E como já sabemos do fundo do nosso coração desde criancinhas:




Se depois de tanto blábláblá, você ainda não pegou o espírito da coisa, deixa eu resumir:

1) Mais do que suas roupas, seus LOOKS dizem coisas sobre você, ainda que inconscientemente.

2) Olhe para a forma que você se (des)arruma com honestidade: qual mensagem você acha que passa às pessoas? É exatamente essa mensagem que você deseja transmitir? Se for, beleza. Se não, repense:

3) Se você tem dificuldade em trocar o estilo de suas roupas mas ainda não está satisfeita com o resultado geral da sua apresentação, que tal prestar mais atenção nas cores que você está usando?

4) Se você não tiver grana para uma consultoria, faça pequenos testes. Invista em camisetas/ baby looks coloridas e tenha como termômetro o feedback das pessoas que se importam com você. Acredite: quando a cor combina contigo, todo mundo percebe!

5) Se você gosta de cores fortes mas sente-se insegura para usá-las, aposte também nos acessórios como colares, brincos, bolsas, cachecóis e afins e capricha no colorido!! Um toque de cor também comunica personalidade, sabiam? Tudo que sai do óbvio causa esse efeito...




E aí? Qual é a cor que você acha que mais combina com você e o seu estilo?

Conta para mim lá nos comentários!!


Beeeeeeeeeijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário