quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mari Malhando: conhecendo a academia

Olá, Esbeldades!!

Hoje vou dar continuidade ao Mari Malhando. Para isso, vou escrever sobre a escolha da academia.

Academia para um gordinho é quase sinônimo de desespero: o seu shape não é lá grandes coisas no ambiente; a roupa de malhar também raramente favorece o look que causaria uma boa apresentação... É tenso. 



Contudo, a academia é um "mal" necessário para quem quer perder peso e não ficar como uma bexiga murcha (sábias palavras da Marcela, do Trajetória de Ex-Não Vaidosa). Eu passei por duas academias aqui na minha cidade e estou indo rumo à terceira... Vou explicar um pouco sobre os pontos que julgo positivos e negativos para o meu estilo pessoal. 

A primeira academia que fiz foi daquelas com pacote: você paga uma mensalidade e usa a academia o quanto quiser, fora as aulas de alongamento, ginástica localizada, spinning, jump etc. Essa academia era praticamente ao lado do meu trabalho, entrei lá assim que me mudei para cidade. Contudo, fui à academia no primeiro mês e a desertei no segundo, pagando apenas a mensalidade e jamais voltando lá. 


Os motivos? Os de sempre! Ficava sem graça em um ambiente que não era o meu, não entendia NADA daquela aparelhagem e toda hora tinha que ir lá pedir ajuda a um professor que normalmente estava tendo um papo animado com os alunos (e alunas) marombadas... Isso de ter que ficar atrás de professor, para mim, é o pior! Eu fico meio tímida na academia e ter que me deslocar na sala de aparelhos para pedir ajuda é desestimulante na minha opinião. Claro que o certo seria o professor ficar atento, vendo quem precisa de monitoramento, mas não era o caso. Isso fez com que eu também ficasse meio preocupada quanto à isso: e se eu estivesse fazendo algum exercício errado? Eu poderia acabar me lesionando... Como não me senti à vontade lá, não recebi muita atenção por parte dos instrutores e nem fiz nenhum conhecido, fui embora. Academia já é um suplício, sem nada que te prenda ao local, a tendência é dar bye-bye mesmo...




Tempos depois, comecei a fazer exercícios no Ganesha, no Centro da cidade. Lá é tudo de maravilhoso: atendimento, ambiente... Já escrevi um post mais detalhado falando como é por lá (leia aqui). Mas não custa reforçar os prós de lá: se você não gosta de academia com "climão de academia", lá é o seu lugar. As salas são pequenas, o atendimento aos alunos é limitado a 4 por vez, no máximo. A dona do espaço é maravilhosa, simpática, especial (sou fã!), muito cuidadosa com o atendimento dos alunos e a limpeza do ambiente.




Porém, se você procura um lugar para malhar com uma super aparelhagem e ambiente propício ao flerte, o Ganesha não cumprirá essa expectativa. Lá, os aparelhos não são diversificados, mas o atendimento vale cada centavo porque o foco é um tipo de treino mais funcional, sabem? Ter um personal para você (como é lá), que te alonga no fim da aula, sabe todas as suas necessidades e especificidades da sua condição física, não tem preço. Recomendo a visita! Procurem a Claudia. ;)

Daí, vocês me perguntam: "se lá é tão bom, por que você vai procurar outra academia?". 

Porque estou com as minhas possibilidades financeiras reduzidas, em primeiro lugar; sendo assim, malhar lá diariamente, como estou planejando para o mês de setembro em diante, ficaria pesado para o meu bolso. Em segundo lugar, mas não menos importante: o Ganesha trabalho com hora marcada. Claro que rola uma flexibilidade de você reagendar seus treinos, mas como eu moro longe e tenho uma agenda muito picada, acabava não dando continuidade nos exercícios e fazia semana sim, semana, não. E quando o assunto se trata de resultados no nosso corpo, a coisa não pode funcionar desta maneira, né? =(


Por fim, minha professora de Pilates (outra maravilhosa! A Clínica dela é em Mury!) me recomendou a Arena, em Olaria. Ela malha lá e diz que os professores são bem atenciosos. Além disso,  a mensalidade de lá caberia no meu bolso para esse planejamento de malhar 5x por semana, além de a academia abrir sábado e domingo. Os fins de semana me possibilitariam repor os dias em que eu estivesse fora da cidade e, deste modo, eu conseguiria manter a rotina dos treinos. O plano é ambicioso, será que consigo?!


Quando fui visitar o espaço, estranhei. Lá é enorme, tem climão de academia, mil aparelhos, pessoas saradas e ninguém me abraçou apertado como acontecia no Ganesha... hahahahah Eu até voltei meio desanimada, sabe? 

Porém, ao chegar em casa, decidi que está tudo bem se as pessoas que me atenderam não estavam particularmente felizes e entusiasmadas em me receber. Afinal, quem tem de estar assim, sou eu. O projeto de emagrecer é de quem, caramba? rsrs


Hoje pretendo voltar lá para marcar a minha avaliação física - outro suplício -. Nada mais desagradável que você de barriguinha de fora, shortinho colado e um sujeito beliscando suas banhas... Porém, acho que quem deseja emagrecer de verdade, precisa encarar essa etapa. Eu vou. E você?





Beeeeeeeeeeeeeeeijo



3 comentários:

  1. Saudações Mariana, vamos lá! Minha academia custa 40 pilas o mes, não tem jump, não tem equipamento variado cheio de frescura mas nunca na minha vida vi tanta gente TRINCADA! Não é a academia que vai fazer a diferença, mas sim seus objetivos... e para com essa franguisse de malhar, rsrsrsrsrrs é TREINAR! rsrsrsrs...
    Eu bem sei como é ficar mal acostumada com tratamento. Nessa academia que eu faço, a esposa do dono que tb é professora de Ed Fisica, já chega naquela simpatia, beijinhos, abraços e pergunta como foi o meu fim de semana e minha noite anterior, rsrsrrss, quando fui fazer uma academia top de 150 paus o mes cheio de nove hora, como eu fiz a postagem do Metodo tabata, aquele povo com cara de c* rsrsrsr... claro que não foi isso que me fez sair da academia, mas, o bom atendimento faz toda a diferença e ficamos mal acostumados. Quando eu vou treinar minha roupa é tipo mangue.... camiseta furada... tenis com um furo no dedão... têm as gurias que desfilam maqueadas? Tem, mas o importante Mariana, é o que fazemos... Minha unica preocupação em treinar é saber se a minha bermuda é transparente, porque o resto.... é resto... levantar 80 kg no levantamento terra com a calcinha de bolinha aparecendo não dá, né? rsrsrrss O mais importante Mariana, é FOCO, boa alimentação e DETERMINAÇÃO! Vai por mim, quando vc começar a definir os braços, pernas e abdomen, não será sua roupa que fará a diferença! Beijos e abraços e SIGA SEMPRE EM FRENTE!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga linda!
    To feliz de ver a sua determinação.
    Realmente o ambiente faz toda a diferença no nosso desempenho. Uma vez " ambientada" e se sentindo à vontade, basta apenas não perder o foco e seguir em frente. To aqui na torcida! OBS: Também estou usando os batons Queen. kkk Bom demais né? Tem um post sobre batons matte na fila pra sair semana que vem. Beijoooo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário